domingo, 16 de outubro de 2011

Falso Moralismo


No inicio desse mês muito se falou sobre a companha da Hope entitulada:  “Hope Ensina”  criada pela Giovanni+DraftFCB e protagonizada pela modelo Gisele Bundchene.
Entenda porque!!
As peças que veículam pela TV, mostram a modelo contando ao marido que bateu o carro, que a mãe vem morar com eles ou que estourou o limite do cartão de crédito. Primeiro ela expõe o problema com umq roupa comum e logo depois a mesma noticia só de lingerie, a propaganda mostra a primeira maneira como sendo errada e a outra mais sensual como sendo a correta e fecham o comercial incentivando as mulheres brasileiras a usar todo o seu charme.

A campanha ensina como a sensualidade feminina pode deixar qualquer homem “derretido”.

 Mas não foi bem fista nem entendida por alguns órgãos e consumidores.


Nela, a modelo Gisele Bundchen estimula as mulheres brasileiras a fazerem uso de seu 'charme' (exposição do corpo e insinuações) para amenizar possíveis reações de seus companheiros frente a incidentes do cotidiano", diz nota divulgada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres.
A secretaria afirma que sua ouvidoria recebeu seis reclamações de pessoas "indignadas" com a propaganda desde o dia 20, quando ela foi ao ar. Além do ofício ao Conar, a SPM também enviou documento ao diretor da Hope Lingerie, Sylvio Korytowski, "manifestando repúdio à campanha."
"A propaganda promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido e ignora os grandes avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas. Também apresenta conteúdo discriminatório contra a mulher, infringindo os artigos 1° e 5° da Constituição Federal", completa a nota da Secretaria.

Em uma nota a assessoria da HOPE, informou que a propaganda queria apenas  mostar de forma bem humorada, que a sensualidade natural da mulher brasileira pode ser eficaz na hora de se dar uma má noticia e que, utilizando uma lingerie Hope, seu poder de convencimento se torna ainda maior.
“Os exemplos nunca tiveram a intenção de parecer sexistas, mas sim representar o cotidiano de um casal...”
E então no dia 13 de outubro de 2011, o nosso CONAR se manifestou:


Segundo o Conar, as 1ª, 5ª e 8ª Câmaras do Conselho de Ética do Conar deliberaram por unanimidade, em primeira instância, pela recomendação de arquivamento da Representação 225/11, movida contra campanha em TV da Hope, estrelada por Gisele Bündchen e criada pela Giovanni+DraftFCB.
Os membros do Conselho de Ética presentes à sessão de julgamento na sede do Conar, em São Paulo, acompanharam o voto do relator, que considerou que os estereótipos presentes na campanha são comuns à sociedade e facilmente identificados por ela, não desmerecendo a condição feminina.
Assista e tire suas conclusões



Na minha opinião se forem começar com esse tipo de assunto e proibições (coisa de quem não tem o que fazer!), vamos proibir o BBB, as dançarinas de funk na TV, o carnaval com as musas quase nuas, e assim por diante. Temos assuntos muito mais importantes a serem abordados, já essa peça publicitária a meu ver não tem nada de mais... ou vão negar que a mulher se souber pedir não consegue tudo que quer?!!!

irineu rodrigues

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mais um CASAMENTO.


O brasileiro adora uma cerveja, também com esse clima, essa energia e vontade de que tudo se torne festa com os amigos não nos deixa outra opção a não ser “bebemorar” com uma cervejinha.
Na busca por esse mercado as inovações são o ponto chave para os fabricantes do liquido dourado, e foi pensando nisso que a Brahma lançou no inicio do mês uma nova versão para a sua lata de 350ml, que dá a possibilidade da abertura total da tampa transformando a late em um verdadeiro copo.


Depois de uma pesquisa do fabricante junto a 2,5 mil consumidores, o resultado foi a descoberta de que o público ver a espuma e sentir o cheiro da bebida, (como em um copo), mas com a mesma praticidade da lata, foi ai então que surgiu a Brahma Copaço


As peças publicitárias são de responsabilidade da agência África.


Muitos assim como Eu devem preferir a cerveja servida em garrafas long neck, mas se pensam que sendo assim as latinhas estão diminuindo as vendas e adotou-se por criar uma nova embalagem...?  
Leia os dados e note que está errado.



A Campanha:
Primeira Fase:
Um filme de 30 segundos (teaser)
Cinco dias de Merchandising no T V Fama, com 3 merchans diferentes
Mídia impressa - Primeira Fase:
Sobrecapas nas revistas Quem, Isto é Gente, Caras, Hola.
Sobrecapa jornais : Metro e Destak

Segunda Fase:
Filme de 30 segundos
PDV



Ainda temos a peça que foram a TV, já revelando a novidade, onde a marca usou como garoto propaganda Gabriel O Pensador, que canta explicando como surgiu a Brahma Copaço, que foi do casamento da lata com o copo. Tanto o comercial de TV, quanto as outras peças, tem inspiração no casamento real.




quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Treine, divulgue e ganhe a luta!

        Há tempos atrás, nos primórdios da imagem de boa marca, víamos as empresas fabricantes de cigarro ligarem seus produtos ao mundo do esporte.
Os anos passaram e o que mudou foi o produto a ser associado... é assim com as marcas de cerveja, e nesse quesito a BUDWEISER saiu na frente.


Vamos pensar porque: a “BUD” não é a cerveja mais vendida no Brasil, o MMA ou como chamam todo o evento, o UFC não é o esporte mais visto ou praticado no Brasil, sendo assim trazer um evento de luta como esse para o nosso País, só com ajuda da imagem dos fortes. Então BUDWEISER e Anderson Silva, o mais novo ídolo do esporte brasileiro e que está se tornando uma lenda no meio.


A campanha foi dividida em “teasers” preparando todos para o evento e despertando o interesse de todos em acompanhar os treinos preparatórios do Anderson Silva através do facebook da marca de cerveja, e depois na ultima semana uma propaganda de grande estilo da BUD Brasil.
Tudo isso celebrando o UFC Rio, e o resultado não poderia ser melhor... além de um comercial de grande estilo e elegância o atleta ainda venceu a luta principal e defendeu seu cinturão, sendo assim temos a marca ligada a campeões.

Boa diversão! Assista a todas as peças.

1º Preparação



2º Machine


O Comercial


Devo finalizar dizendo que o texto da última peça é impecável!


Bom humor, Tecnologia e Motocicleta

                   Muito vem se falando em relação ao crescimento da venda de motocicleta, pesquisas afirmam que nos últimos 10 anos o crescimento foi de 300% no segmento.
Pensando nisso a rede IPIRANGA desenvolveu um novo óleo lubrificante para motocicleta com uma tecnologia única a “nano armor”, que cria uma espécie de armadura protegendo ainda mais o motor.


                    Eu como amante incondicional desse veículo não podia deixar de destacar a peça que vem sendo veiculada na TV nos últimos meses, seguindo a velha formula do bom humor a Ipiranga teve a grande sacada de ao usar um “velhinho” muito contente sobre sua moto, conseguir passar a mensagem de durabilidade dos motores a partir do uso de seu óleo.
Como o comercial mesmo diz, nós ficamos velhos... e nossa moto deve nos acompanhar também.
Parabéns pela formula que compõe esse óleo, mas principalmente parabéns pela idéia do comercial. E como se trata de motocicleta e sou amante desse estilo de vida, vai  ai o selinho de: “propaganda que queria ter feito”.




Ficha Técnica:

Titulo:"Velho"
Cliente:Ipiranga
Agência:Talent
Diretor:Rodrigo Pesavento
Produtora:Zeppelin Filmes
Produtora de Som:A9 Áudio
Finalização:Zeppelin Filmes


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Publicidade foi pra casa.

Resolvi falar de algo que estou mais que habituado na minha vida profissional que são os conhecidos adesivos. Chamados de adesivos, colantes e assim por diante, os Vinis autoadesivos, foram desenvolvidos para variadas atividade, mas se destacou por uma ferramenta de campanhas publicitárias (promocionais ou não), mas que de tão criativos e bonitos começaram a ser usados dentro de casa como item de decoração. Usado em vitrines, painéis, PDVs, carros, aviões, ônibus, chão, o vinil vem se firmando como a mídia mais popular da comunicação visual.



Tudo começou quando  alguém teve a idéia de aplica-lo em uma parede, depois no chão e obteve um resultado brilhante para a campanha de seu cliente, hoje o vinil tomou as paredes das casas, sendo usado como item de decoração ambiente.



Uso publicitário

um ótimo exemplo de vitrine





              
usado em veículos de empresa



usados nos pontos de venda




Primeiro vamos entender o que é o “adesivo”, prometo ser breve, então vamos desmontá-lo:

FRONTAL: basicamente é uma mistura de policroleto de vinila (conhecido PVC) com pigmentos, plastificantes e estabilizantes. O pigmento é sempres responsável pela cor (claro, rsrs)

COLA: o que temos hoje no Brasil são as colas a base d’ água (recomendadas para superfícies lisas) e as colas à base solvente.

TACK: nome dado a característica da cola, baixo, médio ou alto, determinando assim o tempo que o mesmo leva para aderir a superfície.

LINER: é o conhecido papel que protege a cola e garante a estabilidade do vinil

SILICONE: aplicado entre o liner e o vinil, para facilitar na remoção do liner.

Deixemos a parte técnica de lado e vamos ao que interessa, que é o uso de uma idéia antes empregada nas campanhas ou simplesmente para chamar a atenção do público, informar, etc, dentro de casa para decorar uma parede, uma geladeira, um armário. Para os que já adotarem essa prática decorativa ainda existe a opção de troca quando estiver "enjoado" da imagem, da cor e tudo mais, e claro fica o tom do bom gosto e elegancia em sua casa.  Vejam alguns exemplos.









Então: vamos colar essa idéia, rs
                            

terça-feira, 24 de maio de 2011

A Topper Conhece todos os Esportes !!

Se te fizerem, ou melhor, se nos fizerem essa pergunta poderíamos afirmar que o Brasil tem uma das melhores seleções de Rugby do Mundo?
Mas a Topper sim, rs !

Primeiro uma simples explicação sobre a modalidade...
O rugby, é um esporte coletivo originário da Inglaterra de intenso contato físico, muitas vezes parecendo pura pancadaria mesmo. Por ter sido inicialmente concebido como uma variação do futebol, foi chamado anteriormente de futebol-rúgbi ou futebol-râguebi. Hoje, ele é o segundo esporte de equipes mais popular no mundo, só sendo superado pelo futebol.
Como no Brasil o esporte vem crescendo rapidamente, já foi até criada a CBRu confederação brasileira de Rugby.

Com sede de eventos de importância.
Sul-Americano 2011
Em 2011, o Brasil foi sede do principal campeonato de Rugby Sevens do Continente Americano com uma participação histórica.

Porque tudo isso?
É que a Equipe brasileira de Rugby tem o patrocínio oficial da marca Topper, que no intuito de difundir mais o esporte, solicitou a sua agência a criação de peças para a TV de muito bom humor, e com toda essa piada, se tornou muito lembrada no meio. Postei alguns dos filmes da campanha para que se divirtam também, a campanha      leva o nome: Rugby, isso ainda vai ser grande no Brasil.  Fica ai meus parabéns por fazer algo que nem é lembrado no País ser apresentado de boa maneira e com cultura, esse não conhecimento foi trabalhado de forma a se ter orgulho e pensamento positivo de que um dia o esporte terá mais espaço.

1º - Coletiva
Cliente: São Paulo Alpargatas S/A
Produto: Topper Rugby
Título original: Coletiva
Duração: 30”
Agência: Talent Propaganda S/A
Direção: Paulo Leierer


2º - Autógrafo
Cliente: São Paulo Alpargatas S/A
Produto: Topper Rugby
Título original: Autógrafo
Duração: 30”
Agência: Talent Propaganda S/A
Direção: Paulo Leierer


3º - Fatos da Argentina  
Cliente: São Paulo Alpargatas S/A
Produto: Topper Rugby
Título original: Fatos da Argentina  
Duração: 30”
Agência: Talent Propaganda S/A
Direção: Paulo Leierer


4º - Fatos Chile  
Cliente: São Paulo Alpargatas S/A
Produto: Topper Rugby
Título original: Fatos Chile  
Duração: 30”
Agência: Talent Propaganda S/A
Direção: Paulo Leierer


5º - Fatos Uruguai  
Cliente: São Paulo Alpargatas S/A
Produto: Topper Rugby
Título original: Fatos Uruguai
Duração: 30”
Agência: Talent Propaganda S/A
Direção: Paulo Leierer
 

sábado, 23 de abril de 2011

CORRIDINHA MATINAL

Tenis Rainha System.
De cara já vou deixar o carimbo das “propagandas que queria ter feito”, pois essa eu gostei desde o primeiro dia que assisti.


 

Cliente: Rainha Direção: Claudio Borrelli
Título: Corridinha Matinal Fotografia: Ted Abel
Produto: System 3000 Produção: Equipe Cia De Cinema
Locução: Rubens Caribé Maestro: Silvio Piesco
Produtor de Som: Silvio Piesco
Criação: Fábio Fernandes, Eduardo Lima, Luciano Lincoln


Esse comercial, foi ao ar em 2005, e com bom humor a agência usou a idéia de uma corridinha pela manhã usando um tenis adequado, e como verão nas imagens e na fala do ator, a tecnologia do tenis o ajudou a ter liderança absoluta sobre quem o persegue. Esse humor quebra a idéia de marido traido pela esposa, sendo assim quase nem lembramos que toda a grça vem dessa situação que na verdade ninguém gostaria de estar passando.
A repercursão foi tanta que o comercial ganhou inúmeros prêmios, entre eles: Premio EL OJP, Prêmio Profissionais do Ano 2006, Festival de Canners 2006, entre outros...
Espero que assim com Eu, vocês também gostem.



quarta-feira, 6 de abril de 2011

Energético TNT

A escolha do TNT se deu porque EU, além de ter gostado das novas ações, a marca está em parceria com uma das bandas nacionais de que gosto muito. Vamos entender...
Tudo começou com o lançamento do Energético em Julho de 2009, a conta pertence a Multi Solution, cujo diretor de Criação é Leonardo Corvo, que cuidou do desenvolvimento da marca e do design da embalagem. O pontapé inicial foi com uma festa no reality show A Fazenda, junto a isso se criou seis filmes de 15 segundos junto com anúncios impressos, tudo com humor e sátira mostrando os efeitos do produto em varias situações. As ações vão também a criação de peças de PDV, frota e material para festas e eventos, tudo em torno da palavra DETONE, com uma alusão a dinamite e a explosão, para assim apresentar os efeitos energéticos da bebida.





No final de 2010 a coisa mudou um pouco o TNT Energy Drink quer mostrar que é um produto diferenciado, que sempre promove ações diferentes, para isso adotou um novo formato e assim se deu a parceria entre a marca e uma banda de rock, cujo os participantes também praticam esporte. Com a imagem do Tihuana a intenção é de vincular um produto que apóia a arte, esporte, música e entretenimento em geral.
Com um “time” de esportistas de várias modalidades, como skate, Rodrigo Minotauro no MMA, Flavio Canto, pilotos na Stock Car, patrocínio em corridas de motos, e assim por diante o Energético TNT vem dando uma cara nova ao mercado, tentando ao máximo vincular sua imagem ao esporte, energia, agilidade, saúde e não a baladas e misturas com bebidas. O filme criado realmente no meu ponto de vista nos desperta a vontade da bebida, dos esportes, a velocidade e a plástica combinaram perfeitamente com a música, que por sinal a banda escreveu especialmente para a marca.




O TNT Energy Drink, foi muito feliz na escolha de todos os componentes para essa campanha que tem tempo estimado de 1 ano para ficar no ar. O nicho ao qual a marca direcionou o produto está perfeito, e acho que diante da competitividade das grandes marcas que vieram de fora em busca de espaço no mercado, o Brasil conseguiu um representante forte, disposto a grandes investimentos para fixação da sua imagem e claro alcançar o esperado crescimento nas vendas. O resultado foi ótimo e minha opinião é que essa campanha representa um exemplo de moderna e completa. Aprovadissíma.

Vamos ao filme todo que tem por volta de 3minutos.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Porque do GALPÃO PUBLICITÁRIO?

Galpão significa: Construção rústica, mas que em geral é sem paredes, destinada a guardar carros, máquinas, materiais, etc. Usado como depósito. Foi por algumas dessas definições que o nome escolhido para o blog foi esse. O Galpão Publicitário foi criado para ser um lugar de armazenamento de idéias, comentários e opiniões sobre os acontecimentos do mercado publicitário. Escrito por um profissional da área, mas que também não deixa de analisar como consumidor, quero aqui postar minhas opiniões e analises sobre peças publicitárias que estão em evidência, também como as que já foram sucesso (ou não!), e claro que não poderia de apontar as tão famosas, “propagandas que gostaria de ter feito”, e olhem que essa é uma expressão que muitos usam, pois em certos momentos sempre nos indagamos com isso.
Quero deixar claro que não sou um crítico, apenas um publicitário que adora esse mundo da propaganda e quero um espaço para trocar informações e escrever sobre o que penso, o que eu gosto ou não em relação ao que o mercado vem nos oferecendo e usar o blog para postar textos de outros amigos que trabalham na área.
Bom divertimento, e que o resultado desse trabalho seja alcançado.